Filtro dos Sonhos promove música e palhaçaria para crianças de Ilhéus

Mauricio Lima Guedes, diretor artístico do projeto
Ana Lee

Crianças e adolescentes do bairro Nossa Senhora da Vitória se preparam há 6 meses para um show de sorrisos e música que acontece nesse sábado. O espetáculo “O que Conta o Interior” é resultado do projeto EMUSICAR II/ Palhaçaria, que leva teatro, música e técnicas circenses para a periferia de Ilhéus. A  iniciativa é da Associação Filtro dos Sonhos com apoio financeiro do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

As oficinas foram desenvolvidas por uma equipe de cinco técnicos da Associação Filtro dos Sonhos e aconteceram na sede de duas instituições parceiras, a Fundação Fé e Alegria do Brasil e da ACEAI (Associação Centro Educacional de Ação Integrada), instituições de educação e cultura que atuam no bairro. Segundo Cristiane Passos, coordenadora da Associação Filtro dos Sonhos, o objetivo está além de repassar técnicas, “o nosso propósito é sensibilizar através da arte e cultura, e promover o protagonismo de crianças e adolescentes através da vivência nas oficinas e atuação no espetáculo cênico. Elas atuam, cantam, dançam, tocam instrumentos e também se descobrem, reinventam a própria realidade”.

Para Mauricio Lima Guedes, diretor artístico do projeto, os primeiros frutos já são realidade, “o estímulo que é oferecido com a arte transforma a autoestima dessas crianças. É impressionante como hoje elas conseguem se articular melhor, elas verbalizam e questionam com mais facilidade, isso é uma grande conquista pra gente”, entusiasma-se o professor. Maria Isabela Rodrigues de 11 anos concorda e fala das mudanças que o Teatro trouxe pra sua vida : “eu não sabia como era isso, mas descobri que gosto muito de fazer teatro e ainda sou ótima decorando texto”.

Os organizadores do projeto identificam que os princípios desenvolvidos ao longo dos meses são de grande importância na formação dos participantes enquanto cidadãos. Danilo Oliveira, educador musical das oficinas, explica que “o espírito de equipe, disciplina, concentração e comunicação foram trabalhados e estimulados nos ensaios, assim como as potencialidades de cada aluno. Esses valores servirão para o resto da vida deles, independente da profissão que vão seguir”. Além de oportunidades e sorrisos, projetos de arte e cultura também servem de estímulo profissional, a garotada percebe as mudanças e segue entusiasmada com a estréia que se aproxima. O espetáculo de música e Palhaçaria “O que conta o Interior” acontece nesse sábado, 5 de Dezembro, às 17h00, na Praça José Oliveira do bairro Nossa Senhora da Vitória.